Saúde e Segurança no Trabalho

As empresas cada vez mais são expostas a pressões várias, sejam comerciais, institucionais, regulamentares ou éticas. 

Torna-se assim necessário reduzir e controlar os riscos associados às actividades e operações subjacentes às respectivas áreas de negócio. 

O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST), oferece uma abordagem sistemática e estruturada para a identificação, redução e controlo dos perigos e riscos, defendida por leis, regulamentos, normas e boas práticas, que resultam em vantagens económicas paras as empresas, trabalhadores e sociedade em geral. Os SGSST caracterizam-se pela: 

  • redução de sinistralidade; 
  • redução do absentismo;
  • optimização de métodos de trabalho e postos de trabalho;
  • maior satisfação por parte dos colaboradores 

O modelo de referência de SGSST mais conhecido é a OHSAS 18001:2007, que é por sua vez compatível com a norma portuguesa NP 4397. 

A sua estrutura é similar à da ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

Normas e Regulamentos

Ver más

OHSAS 18001

A OHSAS 18001 é uma norma usada para um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho que ajuda uma organização no controlo dos seus riscos e a melhorar o seu desempenho neste âmbito