Update LRQA sobre Normas ISO: Versão DIS para Segurança e Saúdo no Trabalho – ISO 45001 – falha na obtenção de aprovação total

O primeiro esboço de normalização internacional (denominado DIS – draft international standard) para a ISO 45001, a muito aguardada norma internacional para segurança e saúde no trabalho, não obteve os votos necessários para aprovação no último escrutínio do comité de membros, constituído por representantes dos organismos de acreditação envolvidos no seu desenvolvimento. O processo de consulta, que ocorreu entre 12 de Fevereiro e 12 de Maio, gerou mais de 3000 comentários, o que significa que a norma dificilmente será publicada antes do início de 2017.

A atenção volta-se agora para o próximo encontro do Comité de Projecto ISO/PC283, que se irá realizar no início de Junho. Nessa altura serão revistos todos os comentários e tomada uma decisão quanto à próxima fase de desenvolvimento, consulta e processo de votação.

Steve Williams, LRQA’s System and Governance Manager, explica: “Enquanto o resultado do escrutínio pode atrasar a publicação da norma, os comentários recebidos mostram que todas as partes estão a trabalhar em conjunto e no sentido da criação de um documento que irá atender às necessidades e expectativas dos todos os usuários finais, resultando numa norma que vai proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e partes interessadas.”

Através de uma ampla gama de serviços de formação e auditora, a LRQA apoia empresas de todo o mundo a migrar e transitar para as novas e revistas normas ISO. Para mais informações sobre a ISO 45001, envie-nos um email LRQA-Lisbon@lr.org ou visite a nossa página Revisão Normas ISO.