Ambiente e Energia

Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001 e EMAS

Os aspectos ambientais da operação duma organização adquirem uma relevância cada vez maior, criando pressões adicionais sobre o desempenho ambiental que têm de demonstrar continuamente o compromisso de reduzir ao mínimo o seu impacto ambiental.

Uma das maneiras mais eficazes de minimizar os riscos ambientais, cumprir a legislação e regulamentos aplicáveis e demonstrar os compromissos da gestão de topo no tocante à protecção ambiental é a implementação de sistemas de gestão ambiental.

Os sistemas de gestão ambiental asseguram também a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e a consequente diminuição do risco para o seu negócio.

Prevenção de Acidentes Graves

O Decreto-lei n.º 254/2007, de 12 de Julho, estabelece o regime de prevenção de acidentes graves que envolvam substâncias perigosas e a limitação das suas consequências para o homem e o ambiente.

Um dos instrumentos previstos neste regime é a implementação de um sistema de gestão de segurança para a prevenção de acidentes graves, por parte dos operadores de estabelecimentos de nível superior de perigosidade - SGSPAG. 

Normas e Regulamentos

Ver más

ISO 14001

ISO 14001 é a norma internacional para um sistema de gestão da qualidade ambiental (SGA). Uma norma que ajuda na identificação, prioritização e gestão dos riscos ambientais e que faz parte das práticas habituais de negócio de uma empresa. A norma está baseada em grande parte na norma da qualidade mas toma em conta também os impactos ambientais.

ISO 50001

Gestão da Energia - ISO 50001 / EN 16001 Eficiência energética - um valor sustentável