British Retail Consortium (BRC)

British Retail Consortium (BRC) Global Food StandardCom o objectivo de criar transparência ao longo da cadeia de abastecimento alimentar global

O que é a BRC global food standard ?

A British Retail Consortium (BRC) – Associação de Retalhistas Britânicos - criou esta norma internacional no intuito de estabelecer uma norma única e comum para a avaliação de empresas fornecedoras de produtos alimentares de marca branca.  A norma BRC foi desenvolvida para assistir os retalhistas no cumprimento dos requisitos legais e para assegurar um nível elevado de protecção do cliente.

A norma já está na sua quarta revisão e foi extensivamente revista para reflectir as revisões na legislação Europeia e os requisitos de boas práticas.

Benefícios

Aprovação contra a BRC global standard - food proporciona benefícios significativos aos fornecedores.  Ajuda a evitar a confusão e problemas decorrentes de auditorias múltiplas e a necessidade de duplicar variações dos mesmos dados para clientes diferentes.

A certificação verifica a competência técnica e ajuda os fabricantes, donos das marcas e retalhistas no cumprimento das suas obrigações legais. Salvaguarda também o consumidor.

Serviços LRQA

  • Processo de Avaliação - A norma BRC obriga que o processo de avaliação seja realizado por uma organização independente de terceira parte. Com mais do que uma década de experiência no sector alimentar, a LRQA está bem posicionada para prover um serviço abrangente.
  • Revisão - As visitas efectuadas sobre o normativo BRC compreendem uma revisão pormenorizada dos processos do fabrico para produtos específicos com um enfoque na segurança dos produtos e nas boas práticas. A visita visa identificar a eficácia com a qual o fornecedor cumpre os requisitos da norma.
  • Certificação -Após uma visita bem sucedida será emitido um certificado LRQA que aprova o fornecedor segundo um de três graus A, B ou C – como definido na norma BRC.
  • Auditorias Combinadas - Quando apropriado a LRQA pode combinar as visitas BRC com avaliações ISO 9001 e/ou HACCP.