British Retail Consortium (BRC)


Gestão da Segurança em Alimentos

O BRC, norma global para embalagens e materiais de embalagens, estabelece uma série de requisitos para varejistas e fabricantes que visam ajudar garantir a contratação de fabricantes seguros e adequados assim como para a compra de suprimentos de material para embalagens seja para produtos de alimentos como para não-alimentos. 

Sob os auspícios do BRC - British Retail Consortium, alguns dos principais varejistas do Reino Unido juntaram esforços e combinaram os princípios básicos de seus esquemas individuais de segurança em alimentos nessa norma técnica lançada pela primeira vez em 1998. Atualmente, o BRC Norma Global para a Segurança em Alimentos é identificada pela GFSI - Global Food Safety Initiative e aceita pela maioria das marcas de varejo internacionais como uma norma global para proteger consumidores e evitar incidentes relacionados à segurança de alimentos através da adesão ao conjunto de requisitos por ela estabelecidos.    

A norma contém requisitos para a elaboração de sistemas de Análise de Riscos e de Pontos Críticos de Controle (HACCP) de acordo com os requisitos do Codex Alimentarius, Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - FAO e da Organização Mundial da Saúde - OMS, suas normas têm como finalidade proteger a saúde da população, assegurando práticas eqüitativas no comércio regional e internacional de alimentos.  

Quais são os benefícios da certificação sob a norma BRC para a Segurança em Alimentos?

Além de demonstrar que as práticas para a segurança de alimentos de sua organização atendem à uma norma globalmente reconhecida, a certificação sob a norma BRC pode ajudar a preencher obrigações dos varejistas que vendem os seus produtos.

Os benefícios adicionais incluem:

  • A certificação sob uma norma reconhecida pela GFSI e por alguns dos maiores varejistas de alimentos do mundo;
  • A capacidade de comprovação da sua condição de empresa certificada aos clientes que reconhecem ou exigem certificação sob essa norma;
  • A garantia de todos os aspectos relativos aos seus processos de segurança em alimentos;
  • A capacidade de tratar adequadamente diligências exigidas por fornecedores e varejistas;
  • Manutenção da melhoria constante;
  • Capacidade de combinação com certificações adicionais como a ISO 9001 e o HACCP

O BRC Norma Global para a Segurança em Alimentos, em sua quinta edição, foi atualizado em janeiro de 2008. Para maiores informações visite o website do BRC Global Standards

Como o LRQA poderá ajudá-los?

Fale conosco para saber como sua organização poderá adquirir a certificação BRC Norma Global para a Segurança em Alimentos.