BRC fabricantes e modificadores de embalagens

O que é a norma BRC/IOP food packaging ?

A British Retail Consortium -  Associação de Retalhistas Britânicos (BRC) e o  Institute of Packaging – Instituto das Embalagens (IOP) criaram uma norma global para o embalamento dos alimentos. Esta norma pode ser aplicada pelos fabricantes e modificadores de embalagens que destinam a ser utilizadas pela indústria alimentar.  

Embora desenvolvida em Inglaterra a norma é reconhecida internacionalmente.

O BRC e IOP desenvolveram esta norma no sentido de apoiar as retalhistas e os fabricantes de produtos alimentares no cumprimento das suas obrigações legais. Esta norma apoia na protecção do consumidor proporcionando uma base comum para as auditorias das empresas fornecedores de embalagens para produtos alimentares a retalhistas.

Benefícios:

Os fabricantes têm a obrigação de implementar sistemas e controlos para garantir a adequação das embalagens para uso seguro alimentar.

  • O BRC e IOP desenvolveram esta norma no sentido de apoiar as retalhistas e os fabricantes de produtos alimentares no cumprimento das suas obrigações legais. Esta norma apoia na protecção do consumidor proporcionando uma base comum para as auditorias das empresas fornecedores de embalagens para produtos alimentares a retalhistas.

Serviços LRQA

A LRQA fornece serviços de apoio e inspecção para os fabricantes e fornecedores de embalagens que precisam de cumprir com os requisitos desta norma. Os serviços BRC/IOP incluem visitas de avaliação e de certificação.

Um auditor qualificado nos requisitos da norma BRC/IOP realizará uma visita de avaliação para identificar a eficiência com a qual os requisitos da norma estão a ser atingidos pela fabricante ou pelo fornecedor. Logo que uma organização satisfaça os requisitos a LRQA emite um certificado de aprovação.

As visitas de avaliação podem ser integradas com outros serviços LRQA tal como visitas de avaliação e de acompanhamento ISO 9001