ISO 50001 Gestão da Energia

A ISO 50001 é uma norma voluntária desenvolvida pela ISO (International Organisation for Standardisation) e estabelece os requisitos de sistemas de gestão energética (EnMS). A ISO estima que esta norma pode infuenciar até 60% do consumo mundial de energia.

O que é a 50001 ?

A ISO 50001 é a nova norma internacional de sistema de gestão da energia (EnMS). É a 1ª norma global EnMS depois da publicação de várias normas locais e regionais como a EN 16001.

Porque é a nova ISO 50001 EnMS importante para a sua organização ?

A ISO 50001 estabelece o enquadramento para que fábricas e instalações comerciais, institucionais e governamentais assim como organizações para a promoção das melhores práticas de gestão energética e reforçar os comportamentos de poupança energética. A  norma contém também linhas de orientação em benchmarking, medição, documentação e relatório de reduções planeadas de gases de efeito de estufa (GEE).

A ISO 50001 pode também ajudar na avaliação e implementação de novas tecnologias mais energeticamente eficientes. 

A ISO 50001 foi concebida para conseguir os seguintes benefícios: 

  • aumento da eficiência energética; 
  • redução de custos ; 
  • melhoria do desempenho ambiental; 
  • redução de riscos; 
  • aumento da segurança energética;

Como pode a LRQA ajudar com a certificação ISO 50001 ?

A metodologia Business Assurance da LRQA pode avaliar e conceder a certificação ISO 50001 à sua organização permitindo assim o aumento do seu desempenho energético e a redução do risco organizacional associado.

A LRQA oferece igualmente fácil e transparente passagem do seu EnMS existente ou integração no seu sistema de gestão ambiental (ISO 14001) da certificação ISO 50001. Usamos a nossa equipa mundial de auditores com conhecimentos profundos e experiência técnica lhe fornecer um serviço de nível superior.