ISO 14064 Sistemas de Gestión de Gases Efecto Invernadero

O que é a ISO 14064?

ISO 14064 é uma norma internacional segundo a  qual os relatórios sobre emissões de gases com efeito de estufa são voluntariamente verificados. Paralelamente com o aparecimento de regulamentos obrigatórios ou voluntários relacionados com a comunicação, monitorização e verificação dos gases com efeito de estufa (GEE), as organizações que ficaram fora destes regulamentos querem cada vez mais monitorizar e comunicar as suas emissões (vulgarmente chamada a pegada do carbono). Como resposta a estes pedidos e no sentido de prover uma norma internacional segundo a qual estes relatórios podem ser voluntariamente verificada, a ISO 14064 foi desenvolvida.

A ISO 14064 foi desenvolvida em 3 partes:

ISO 14064, parte 1 

Pormenoriza os princípios e requisitos para a concepção, desenvolvimento, gestão e comunicação dos inventários dos GEE a nível da organização. Inclui os requisitos para a determinação das fronteiras ou limites, a quantificação das emissões, e a identificação das actividades e acções especificas realizadas com o intuito de melhorar a gestão dos GEE.  Inclui também os requisitos e orientações sobre a gestão da qualidade do inventário dos GEE, comunicação, auditoria interna e as responsabilidades para a verificação.

ISO 14064, parte 2 

Tem um enfoque em projectos GEE ou em actividades baseadas e concebidas especificamente para a redução das emissões GEE ou no aumento na remoção dos GEE.  Inclui os princípios e requisitos para a determinação dos cenários tipo, linha de base e para a monitorização, quantificação e comunicação do desempenho dos projectos em relação à linha da base e prevê também a base da verificação e validação dos projectos GEE. 

ISO 14064, parte 3

Esta parte da ISO 14064 trata dos princípios, requisitos e orientação para quem realiza a validação e verificação da informação dos projectos GEE. Define um processo para a provisão de garantias aos utilizadores pretendidos que as declarações pertencentes a um projecto GEE são completas, precisas, consistentes, transparentes e sem discrepâncias materiais.

Benefícios da ISO 14064

  • Demonstração dum compromisso – Comprovar o seu compromisso em ser uma organização mais “verde” às partes interessadas ao reduzir as suas emissões de carbono e em ter estas emissões verificadas e validadas independentemente
  • Melhorias internas – desenvolver mecanismos internos robustos para a quantificação e comunicação das emissões GEE.
  • Confiança  - a norma irá ajudar na preparação de declarações e relatórios legítimas sobre os GEE e que podem ser usadas para construir confiança junto das partes interessadas. 
  • Sistemas robustos – para implementar sistemas robustos para a monitorização e comunicação das emissões GEE.
  • Preparação para o futuro – irá facilitar o desenvolvimento e implementação da sua estratégia da gestão dos GEE e planear para o futuro.
  • Monitorização – irá prover a capacidade de monitorizar o desempenho e o progresso na redução das emissões GEE e/ou o aumento na remoção dos mesmos.
  • Credibilidade - para aumentar a credibilidade, consistência e transparência da quantificação, monitorização e comunicação dos projectos GEE às partes interessadas.

Serviços LRQA

  • Auditorias preliminares - segundo ISO 14064 partes 1 ou 2.  
  • Verificação - das declarações e relatórios GEE de uma organização segundo ISO 14064, parte 1.   
  • Validação e Verificação - dos projectos GEE segundo ISO 14064, parte 2. 
  • Formação - que visa ajudar na implementação da norma dentro da vossa organização.  Estão disponíveis sessões de formação intra empresas e públicas. 
  • Workshops de Implementação - “workshops” que visam a provisão de formação à sua organização sobre como desenvolver um processo para a implementação e gestão destas questões.

Porquê escolher a LRQA?

Na Vanguarda

A LRQA está na vanguarda no que diz respeito a serviços de verificação dos GEE ao longo de uma gama larga de sectores globais. Assim a LRQA está colocada numa posição privilegiada no que diz respeito à partilha de experiência e peritagem para ajudar os clientes na gestão da recolha de dados, monitorização e comunicação dos seus projectos GEE e a conseguir uma verificação robusta das suas declarações.

Experiência Local, Nacional & Internacional

LRQA detêm experiência na verificação e validação quer contra mecanismos voluntários tais como o ISO 14064 e a Japanese Voluntary Emissions Trading Scheme, quer contra regulamentos nacionais como a UK Emissions Trading Scheme, regulamentos regionais como o Mercado de Emissões da UE (Comércio Europeu de Licenças de Emissão - CELE) e ao nível internacional como p.ex: a UNFCCC Clean Development Mechanism (CDM) e a Joint Implementation.

Experiência na Verificação de Relatórios Corporativos

LRQA tem experiência noutras áreas relevantes da verificação de relatórios corporativos incluindo Sustentabilidade Corporativa e/ou Relatórios Ambientais.